PROGRAMA PIREA (BOANE E NAMAACHA)

O PIREA – Programa Interdistrital de Revitalização Agrícola – Boane e Namaacha, é um programa desenhado de base, com o suporte dos técnicos e especialistas internos, de âmbito interdistrital que tem como objectivo promover acções que visam revitalizar as actividades agrícola e Pecuária no seio das comunidades residentes nas áreas de implementação do programa.

O PIREA – Boane e Namaacha, foi desenhado para que, de forma gradual, consiga alcançar a cobertura das 12 localidade integrantes destes Distritos, durante o período de implementação do programa com um objectovo global de alcançar a um total de 1500 beneficiários, altura em que o programa tiver alcançado a abrangência total.   

PROGRAMA PIREA (PALMA)

O PIREA – Programa Interdistrital de Revitalização Agrícola – PALMA, é um programa desenhado de base, com o suporte dos técnicos e especialistas internos, de âmbito interdistrital que tem como objectivo promover acções que visam revitalizar as actividades agricula e Pecuária no seio das comunidades residentes nas áreas de implementação do programa.

O PIREA – PALMA, foi desenhado para que, de forma gradual, consiga alcançar a cobertura das 08 localidade integrantes destes Distritos, durante o período de implementação do programa com um objectovo global de alcançar a um total de 1400 beneficiários, altura em que o programa tiver alcançado a abrangência total.  

INQUÉRITO ÀS ASSOCIAÇÕES DE CAMPONESES

O desenho dos programas, contou com o envolvimento de associações de camponeses e em estreita coordenação com as entidades do governo local através dos Serviços Distritais das Actividades Económicas – SDAE. Foram contempladas três associações de agricultores que exercem as suas atividades agrícolas no Distrito de Namaacha, na Localidade de IMPAPUTO.

Os resultados ou as constatações do inquérito, foram classificados ou agrupados de acordo com as respostas obtidas de cada Associação inquirida. No geral, os resultados traduzem a o que sistematicamente tem sido apontados como os principais desafios de sector, resumindo-se principalmente na falta de: i) capacidades técnico-agrários, ii) falta de recursos ou meios financeiros e iii) acesso aos mercados.